Quando me indicaram para ler Laços (uma graphic novel da Turma da Mônica que ainda não li) eu fiquei bem curiosa para ler e procurei saber mais. E foi nessas andanças internéticas pesquisando sobre ela que eu recebi uma outra indicação e é sobre essa que falarei primeiro.
O Astronauta é um personagem criado em 1965 pelo Maurício de Souza. Embora ele seja um personagem infantil, o Maurício sempre deu aqueles toques sutis para passar algumas mensagens mais profundas para nós refletirmos. Vejo algo muito semelhante e até mais complexo que isso quando ele usa o Horácio em seus quadrinhos.
Em Astronauta: Magnetar, temos uma história em que o Astronauta está em uma expedição espacial na sua nave solitária com objetivo de coletar dados sobre um fenômeno que ocorre após a formação de estrelas de Nêutrons, onde não há mais explosões nucleares e que possuem uma alta rotação elevando o campo magnético. Esse fenômeno é conhecido como magnetar.
Muitos asteroides giram em torno do magnetar e é em um desses que o Astronauta estaciona. Mas problemas ocorrem com a nave deixando-a danificada, sem chance de sair caso ela não seja consertada ou que haja um bom plano de fuga.
Obrigado a racionar comida, água e oxigênio, Astronauta cria uma rotina que pode durar dias, semanas, meses para ser resolvido.
Essa graphic ressalta um drama psicológico de um homem que até então não tem escapatória. No espaço, com sua nave e completamente solitário, Astronauta chega ao limiar entre a lucidez e a loucura. Revive conflitos internos de fazer o que mais ama e a culpa de ter largado tudo na sua vida; família, uma namorada que o amava e cansou de esperar, os amigos... tudo para explorar as coisas além da Terra.
A história criada por Danilo Beyruth trouxe a essência do que a gente conhece do Astronauta de Maurício de Souza sem comprometer a sua própria personalidade com traços irregulares e cheios de movimento, o que na minha opinião deu um toque especial na obra.
Devo também deixar um salve mais que especial para o colorista. Aliás eu descobri que é A colorista ao pesquisar para escrever aqui. Cris Peter deu um toque super especial e incrível nessa graphic. Além de ter ficado boquiaberta com o trabalho dela, fiquei com aquela inveja branda e o desejo de um dia chegar nesse nivel. Todas aquelas tonalidades de azul, amarelo e rosa (e todas as suas variantes do claro ao escuro) predominantes em Astronauta; Magnetar foram muito bem usadas e trouxeram o tom exato necessário ao clima da história.
Astronauta: Magnetar está disponível em brochura e capa dura. Eu tive a sorte de achar pela internet a edição de capa dura pelo mesmo preço de brochura e valeu muito a pena.
Ah! E tem ótimas notícias! Entre esse ano de 2014 e 2015, teremos o segundo volume e ele tem até um trailer:
by Mari
Amei *-*
ResponderExcluirEu quero muitooooo essa HQ Mari *-*
Oi, Mari! Nossa, tô morrendo de vontade de comprar as duas graphic novels há tempos mas nunca encontro, sabe? Só por site, mas queria comprar em alguma loja física mesmo =/
ResponderExcluirEu adorei o post! Você pediu uma opinião lá no grupo do Facebook e, bom, a minha é a de que você deve seguir escrevendo, sim! hehehe =)
bjs,
Carla
http://linhas--soltas.blogspot.com.br/
Oi, Carla! Obrigada! Como o blog é novo a gente tem que ir acertando a medida que ouvimos sugestões. Obrigada mesmo!
ExcluirHey, que site legal :))) Adorei o nome, aliás!!!
ResponderExcluirQuero tanto ler Astronaaauta, essa coleção da Graphic MSP ta sensacional de linda. ♥
Beijo, querida, E CONTINUA ESCREVENDO SIM, o site tá óteeeemo.
Nossa, fantástico! Adorei tudo, não conhecia... Parabéns pelo site e muito sucesso...
ResponderExcluirBjs, Isabela.
Eu li (e tenho) o Laços, e não achei tão fenomenal quanto disseram que seria, mas é uma boa leitura e os desenhos são ótimos, colírio para os olhos! Dei de presente para o meu irmão o Astronauta: Magnetar, mas ainda não li, mas pretendo ler em breve, ainda mais depois de ver essas artes! *_*
ResponderExcluirPretendo continuar acompanhando o blog e até agora está ótimo! XD
Sucesso! :)